terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O sapo não lava o pé!

Clip homenagem à Educação Infantil - Textos de Ruben Alves

Ser educador em tempos de mudanças educacionais após a publicação dos Parâmetros Curriculare Nacionais, é uma tarefa árdua, pois estamos marcados pela anciedade, medo, resistência e ao mesmo tempo ESPERANÇA.
Navegamos sem bússula em caminhos desconhecidos e só temos uma saída: a formação continuada, para que possamos nos atualizar constantemente de forma a nos manter na vanguarda dos processos inovadores da área educacional.
Atualmente a educação exige que os educadores sejam multifuncionais, não apenas educadores, mas psicólogos, pedagogos, filósofos, sociólogos, psicopedagogos, recreacionistas e muito mais para que possamos desenvolver as habilidades e a confiança necessária em nossos educandos, para que tenham sucesso no processo de aprendizagem e na vida.


     Fica estabelecido que, a partir deste momento:


     Haverá sorrisos em todas as salas de aula, flores em todas as janelas,
     E que as janelas floridas devem permanecer o dia  inteiro abertas para entrar a PAZ, a ESPERANÇA, e o RESPEITO por toda forma de vida.
     E que, de mãos dadas, utilizando estratégias motivadoras-Dinâmicas de Grupo e sensibilizações-trabalharemos todos pelo resgate do enteresse pela aprendizagem e das virtudes nos corações dos nossos alunos, inter-relacionando sentimentos, afetos e intuições na construção do conhecimento.
     E por ser mandamento irrevogável, sairemos enfeitando as ruas, cuidando do meio ambiente, plantando margaridas, tulipas, girassóis, e praticando a arte-magia do ensinar-aprender (Rojas, 1998).